O que é um microconto


Microconto é um conto curtíssimo, que tem uma média de 6 a 7 palavras (podendo variar), onde, o próprio nome diz, conta uma história. Porém, ele não entrega todos os elementos do conto, mas conduz o leitor a tirar suas próprias conclusões. É semelhante a uma poesia/poema, mas sem expressar exatamente um sentimento, mas uma situação, cena, ambiente etc. Ele está muito próximo do haikai, mas sem tantas regras. Um exemplo simples de como criar um microconto seria descrever uma foto, o momento presente exato, em poucas palavras. Você não vai saber ao certo o que aconteceu antes ou depois daquele momento, mas pode deduzir através das palavras usadas. Ou, até mesmo, criar novas possibilidades.

Um exemplo muito famoso de microconto é o do autor Augusto Monterroso: "Quando acordou o dinossauro ainda estava lá".

A princípio, parece algo simples e sem racionalidade. Mas você começa a se perguntar: quem acordou? Que dinossauro é esse? Como assim "ainda estava lá"? Em que tempo isso aconteceu? Onde aconteceu? Por que raios tem um dinossauro? Então, você começa a imaginar muitas coisas.

Outro microconto também famoso é o do autor Ernest Hemingway: "Vende-se: sapatos de bebê, sem uso". Com tão poucas palavras, ele conseguiu retratar uma tragédia familiar.

O limite de caracteres usados para um microconto/miniconto é de 150 caracteres (com espaços, acentos e pontuações), justamente para que ele possa ser enviado por SMS. Então, escrever um microconto em um SMS é uma boa forma de ver se ele não passa os limites de caracteres e, também, pode se tornar algo agradável de mandar para os amigos.

Outras características que estão presentes no microconto são: concisão, narratividade, totalidade, subtexto, ausência de descrição, retrato de "pedaços da vida".

A fonte que eu usei para poder explicar melhor sobre o que é um microconto foi o wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Miniconto), então se alguém quiser pesquisar mais a respeito, fique à vontade.


  Voltar para página Microcontos

Acompanhe o Twitter

Curta no Facebook